sábado, 23 de janeiro de 2010

Montando seu próprio HD externo.

A história é a seguinte: Eu tenho um computador de 250 GB de HD. Até aí beleza, é uma memória razoável. Só que eu gosto muito de música. E de livros. E de filmes. E de séries. E de fotos. Enfim, eu gosto muito de ter tudo guardadinho, para o dia em que bater aquela vontade. Lotei minha memória em uma semana, mas minha ânsia de conhecer mais e mais não diminuiu. Comecei a lotar meus pen drives, meu celular, meu mp4 (a tela de touch quebrou, não serve para mais nada mesmo...), os dos meus irmãos... Só que não dá para ficar tudo espalhado. Em meio uma faxina aqui em casa, encontrei alguns HD's antigos, que não eram usados por mais ninguém. Minha mente super econômica já pensou em que tipo de ganbiarras poderia fazer com aquilo. Fácil, abre seu gabinete e taca lá dentro. O plano seria perfeito, se eu não usasse um Notebook. Eu sabia que não queria gastar muito, sabia que aqueles HD'S estavam me olhando com cara de "Me use" e sabia também que precisava de memória. Ótimo, deixa isso para depois, que tal terminar de limpar agora? Ok, lá fui eu novamente. E, surpresa, o que eu encontrei? Um case para HD! Ótimo, posso botar a mão na massa e montar o meu próprio HD externo! Fui correndo até a cozinha, pegar todos os tipos de faca com ponta arredondada (pedreira mode on/) e cocei a trabalhar. Deixo a "receita" aqui para vocês. Enjoy it! :)

"Ingredientes":
Um HD;
Um case;
Facas (ou chave de fenda, se não gostar de pedreiragens, haha).

"Modo de fazer":
1. Comece tirando os parafusos do case. Como não tenho muita paciência, girava com a faca até a metade e puxava (haha). Não recomendo isso, pois além de cortar meu dedo quase quebrei o case. Dê uma olhada no que tem dentro. Normalmente você irá encontrar uma placa controladora, conector de energia e cabo IDE. TOME CUIDADO PARA NÃO ARRANCAR COM TUDO E ESTOURAR OS FIOS. (Haha)

2. Coloque o Jumper do HD na posição master. Aí é só conectar o cabo IDE. Dê uma olhada no pino, aí você pode ter certeza do lado certo.

3.
Coloque o cabo de força. Dê uma olhada no fio vermelho. Ele sempre fica do lado do IDE.

4. Aperte os parafusos da tampa do case.

Parabéns, você é um grande gambiarrista (essa palavra existe? Acho que não... Foda-se, sou meio dadaísta mesmo) e montou seu próprio HD externo. Agora vá testar, e se não tiver dado certo, você é um idiota e fez cagada. (Haha)

Conecte o USB primeiro, ligue a energia e se divirta!

Nenhum comentário: